Crise na habitação? “Futuro passa pela construção pré-fabricada”

É uma solução que pode contribuir para resolver a crise habitacional, diz Francisco Salgado Ré, cofundador da empresa UNIT Living.
30 jul 2024 min de leitura

“Acreditamos que o futuro da construção passa pela construção pré-fabricada, porque as técnicas são mais rigorosas, rápidas e eficientes, reduzindo o desperdício de materiais e o impacto ambiental”. Quem o diz é Francisco Salgado Ré, que fundou a empresa UNIT Living em 2023, juntamente com a jornalista alemã Esther Banhe. E será que este tipo de construção pode ajudar a aumentar a oferta de casas no mercado? “É uma solução eficaz que em muito pode contribuir para resolver a crise habitacional”, revela o arquiteto e designer ao idealista/news. 

Segundo Francisco Salgado Ré, a construção pré-fabricada oferece “uma alternativa de construção rápida e eficiente, aumentando a oferta de forma significativa”. Além disso, diz, “os custos totais são geralmente mais baixos em comparação com a construção tradicional, não apenas pelo valor do metro quadrado, mas também pela ausência de custos de projeto ou surpresas no valor final, bem como pela poupança de tempo, que se traduz numa redução de custos”. “Isso torna estas casas uma opção mais acessível para muitas pessoas”, conta. 

Na entrevista concedida ao idealista/news, o responsável fala, entre outras coisas, sobre o nascimento e o modelo de negócio da UNIT Living. “As nossas unidades são fabricadas em 12 semanas, em fábrica, e depois entregues prontas no local, completamente acabadas”, adianta. 

Salientando que a oferta de casas tem como clientes particulares e empresas – “Especialmente no setor do turismo, as nossas casas são ideais para criar experiências únicas em sintonia com a natureza –, Francisco Salgado Ré deixa uma garantia: “As unidades são um produto criado e fabricado em Portugal, utilizando quase exclusivamente materiais portugueses, desde as madeiras até aos equipamentos (…)”.

Aumento da oferta de casas
Créditos: UNIT Living

Fale-nos um pouco sobre o nascimento da UNIT Living. Quando foi constituída a empresa e com que objetivo?

UNIT Living foi fundada em 2023, após vários anos de desenvolvimento, pesquisa e amadurecimento do conceito. O objetivo é oferecer soluções habitacionais sustentáveis, com um design cuidado e de alta qualidade, que respondam de forma rápida e eficiente às necessidades contemporâneas de habitação. Surgimos para enfrentar os problemas urgentes de habitação e desafiar os paradigmas tradicionais da construção, proporcionando uma alternativa prática e viável, com um produto inovador e alternativo que abrange um leque diverso de necessidades e clientes.

"A UNIT nasceu da necessidade urgente de oferecer uma solução rápida, acessível e sem surpresas, proporcionando um produto bem projetado e fácil de implementar, aliviando o peso do processo de construção convencional"

Trata-se de um projeto que tem como fundadores o Francisco e a jornalista alemã Esther Banhe. Como se conheceram e como surgiu a ideia de criarem a empresa?

A sociedade surgiu após uma amizade de muitos anos, onde partilhávamos visões sobre design, arquitetura, sociedade e o mundo. A nossa vontade mútua de utilizar a inovação, o design, a arquitetura e a tecnologia como ferramentas de mudança positiva e de contribuição para a construção de um mundo melhor encontrou uma oportunidade concreta na resposta à insatisfação e frustração generalizadas com a construção tradicional, que tantas vezes não corresponde às expectativas reais. A UNIT nasceu assim da necessidade urgente de oferecer uma solução rápida, acessível e sem surpresas, proporcionando um produto bem projetado e fácil de implementar, aliviando o peso do processo de construção convencional.

Construção modular
Créditos: UNIT Living

A UNIT Living foca-se em soluções de alojamentos pré-fabricados, modulares, que aliam o design (integrado em ambientes de natureza) à sustentabilidade, correto? O que distingue a empresa de outras que operam neste setor?

Exatamente! O que distingue a UNIT Living é a combinação de vários fatores que, em conjunto, criam inovação e superam limitações. Destacamo-nos pela capacidade de combinar a excelência do design com práticas sustentáveis a preços acessíveis. As nossas soluções são rápidas, acessíveis e desenhadas para proporcionar uma experiência de vida confortável e prática, sem descurar a importância da estética e da beleza, sempre com um impacto ambiental reduzido, alcançado através de um design pensado ao detalhe, da otimização dos processos construtivos e da criteriosa escolha dos materiais.

Estamos a falar de casas que demoram cerca de 12 semanas a ser “construídas” e implementadas, certo Que características têm estas casas? Com que materiais são “construídas”? São materiais 100% portugueses?

Sim, as nossas unidades são fabricadas em 12 semanas, em fábrica, e depois entregues prontas no local, completamente acabadas, no conceito ‘plug & play’, ou seja, não há construção ou montagem de elementos das unidades no local. As unidades são um produto criado e fabricado em Portugal, utilizando quase exclusivamente materiais portugueses, desde as madeiras até aos equipamentos. São construídas em madeira, utilizando CLT (cross laminated timber) estrutural, que representa a tecnologia e o material de vanguarda no futuro da construção. Utilizamos madeira certificada, tanto na estrutura quanto nos revestimentos, e as casas são concebidas para serem altamente eficientes em termos energéticos, com excelente isolamento e tecnologias que reduzem o consumo de energia, garantindo uma construção durável e amiga do ambiente.

"As nossas unidades são fabricadas em 12 semanas, em fábrica, e depois entregues prontas no local, completamente acabadas, no conceito ‘plug & play’, ou seja, não há construção ou montagem de elementos das unidades no local. As unidades são um produto criado e fabricado em Portugal, utilizando quase exclusivamente materiais portugueses, desde as madeiras até aos equipamentos"

Há vários modelos? O que os distingue e quanto podem custar estas casas?

Oferecemos unidades em três dimensões que podem ser personalizadas através de opções de configuração de equipamentos, layouts, janelas, acabamentos, materiais e cores, adaptando-se assim às necessidades específicas dos clientes. Os preços começam em 49.500 euros, variando conforme o modelo e as especificações.

O objetivo é que as casas possam ser compradas por clientes particulares, ou o foco está nas empresas e mais direcionado, por exemplo, para o negócio do turismo?

A nossa oferta destina-se tanto a clientes particulares quanto a empresas. Para indivíduos, oferecemos uma alternativa prática e sustentável à habitação tradicional, seja como primeira habitação, segunda habitação de refúgio na natureza ou como uma solução para rentabilizar um terreno. Para empresas, especialmente no setor do turismo, as nossas casas são ideais para criar experiências únicas em sintonia com a natureza, sendo intencionalmente desenhadas para atender às necessidades específicas do setor hoteleiro.

"A nossa oferta destina-se tanto a clientes particulares quanto a empresas. Para indivíduos, oferecemos uma alternativa prática e sustentável à habitação tradicional, seja como primeira habitação, segunda habitação de refúgio na natureza ou como uma solução para rentabilizar um terreno (...)"

A UNIT Living funciona apenas em Portugal? Há planos de expansão?

A UNIT está sediada em Portugal e, neste momento, está focada no mercado interno. No entanto, sendo as unidades um produto preparado para envio, podem ser entregues em qualquer geografia, e já estamos a responder a solicitações de vários países europeus. Faz parte dos nossos planos de expansão dinamizar mercados onde identificamos uma crescente procura por soluções habitacionais sustentáveis e de qualidade.

Construção de casas novas
Créditos: UNIT Living

Descarbonização e mais sustentabilidade e eficiência energética. O futuro da construção passa pela construção pré-fabricada e/ou modular? Porquê?

Acreditamos que o futuro da construção passa pela construção pré-fabricada, porque as técnicas são mais rigorosas, rápidas e eficientes, reduzindo o desperdício de materiais e o impacto ambiental. A pré-fabricação também evita múltiplas deslocações, permite maior controlo de qualidade e o uso de materiais mais amigos do ambiente, fatores essenciais para responder às necessidades habitacionais de forma sustentável e eficaz.

"A construção pré-fabricada é uma solução eficaz que em muito pode contribuir para resolver a crise habitacional, pois permite uma alternativa de construção rápida e eficiente, aumentando a oferta de forma significativa"

Muito se tem falado na necessidade de aumentar a oferta de casas no mercado. O facto de serem mais fáceis e rápidas de construir ajudará a dar resposta à crise na habitação que se vive no país? Os custos são efetivamente mais acessíveis face à construção tradicional?

Sim, a construção pré-fabricada é uma solução eficaz que em muito pode contribuir para resolver a crise habitacional, pois permite uma alternativa de construção rápida e eficiente, aumentando a oferta de forma significativa. Além disso, os custos totais são geralmente mais baixos em comparação com a construção tradicional, não apenas pelo valor do metro quadrado, mas também pela ausência de custos de projeto ou surpresas no valor final, bem como pela poupança de tempo, que se traduz numa redução de custos. Isso torna estas casas uma opção mais acessível para muitas pessoas.

Casas pré-fabricadas
Créditos: UNIT Living

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.